PROGRAMA DE TUTORIA DO GSO

O Programa de Tutoria é um Programa anual, que consiste no atendimento e orientação aos ingressantes de cursos de graduação da UFF, oferecido por estudantes de Cursos de Pós-Graduação Strictu Sensu da UFF. Ele tem como objetivo principal conter a evasão escolar que ocorre, principalmente, nos períodos iniciais da vida universitária, fornecendo os subsídios necessários para que o ingressante possa se sentir incentivado a permanecer no curso escolhido. Do ponto de vista acadêmico, a Tutoria pode servir de auxílio para complementar o conhecimento necessário para que o aluno acompanhe as disciplinas iniciais, além de ampará-lo em questões como uso da biblioteca, acesso às instalações e serviços da Universidade, importância do CR (coeficiente de rendimento) na vida acadêmica, entre outras questões relevantes. Do ponto de vista profissional, o Programa de Tutoria pode apresentar as possibilidades de inserção nas diversas áreas de atuação que o profissional formado pode ter ao concluir o curso escolhido.

O Departamento encoraja todos os alunos – ingressantes e concluintes – a procurar o Programa de Tutoria, acompanhar suas atividades e solicitar auxílio nos estudos e na pesquisa e escrita do Trabalho de Conclusão de Curso. O e-mail da tutoria é: tutoria.sociologia2023@gmail.com

PROGRAMA DE MONITORIA DO GSO

O Programa de Monitoria é um Programa anual, que visa fomentar a iniciação à docência de estudantes de cursos de graduação da UFF, contribuindo para a formação de docentes para atuar na educação de nível superior e oferecendo suporte aos alunos por meio de um conjunto de atividades acadêmicas que podem consistir em: apoio em sessões de laboratório e aulas práticas; auxílio na resolução de exercícios; elaboração de material didático inovador; atividades relativas ao processo de aprendizado das disciplinas.

O Departamento realiza processos seletivos anuais para a atuação dos alunos de graduação no Programa de Monitoria, sempre divulgados no site do GSO. Atualmente, o GSO conta com 9 monitores, atuando em diversas disciplinas e participa da Semana de Monitoria, um evento em que os(as) monitores(as) apresentam o trabalho desenvolvido.

Translate »
Skip to content